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IA e Redes Digitais: estratégias para liderar e escalar negócios em 2025

Foto do escritor: Luciana MirandaLuciana Miranda

Redes digitais e Inteligência Artificial são o novo padrão para crescer com eficiência e consolidar posições de liderança. 


Neste artigo, você vai entender como empresas de ponta estão usando essas tecnologias para escalar operações, otimizar custos e consolidar suas vantagens no mercado.



Boa leitura!


Rede digital com imagem de várias pessoas conectadas por linhas em um plano de fundo azul, com gráficos, ícones e elementos tecnológicos.

Liderar em um mercado global em 2025 exige mais do que reagir às transformações tecnológicas. É preciso se antecipar a elas, para que sejam catalisadoras do crescimento.  E, atualmente, Inteligência Artificial (IA) e redes digitais emergem como os pilares centrais dessa jornada, com potencial de gerar impactos significativos no curto e médio prazo, posicionando empresas à frente na transformação digital.


O que isso significa para as lideranças? É uma oportunidade de moldar o mercado com iniciativas que consolidem o lucro operacional e promovam crescimento sustentável.


Nesse sentido, o relatório “Global Investor Survey 2024” da PwC constatou que 70% dos investidores apontam a transformação tecnológica como o principal fator para redefinir a criação, entrega e captura de valor. Ou seja, organizações que adotam essas soluções de forma escalável já estão consolidando sua liderança, ampliando margens operacionais e gerando impacto financeiro significativo.


No entanto, o grande desafio está em alinhar tecnologia, modelo de negócio e força de trabalho, garantindo resultados sustentáveis. A seguir, você vai entender melhor como superar esses desafios. Continue lendo!


Redes Digitais para estabilidade

As redes digitais são a base para a criação de ecossistemas integrados, permitindo crescimento com custos otimizados e geração de novas fontes de receita. Dessa forma, ao conectar fornecedores, parceiros e clientes em plataformas digitais, as empresas ampliam suas operações sem elevar proporcionalmente os custos.


Por exemplo, os efeitos de rede aplicados em plataformas digitais promovem integração entre equipes internas e parceiros externos, oferecendo visibilidade em tempo real e aumentando a eficiência operacional. Isso é especialmente valioso em setores como logística e manufatura, onde margens apertadas exigem processos cada vez mais otimizados.


Além disso, empresas que adotam plataformas digitais encontram novas oportunidades de monetização, como parcerias, marketplaces e modelos de assinatura, reduzindo custos e criando novas fontes de receita.


Dica AP: adote a abordagem Discovery  para mapear gargalos, identificar oportunidades e maximizar o ROI em tecnologias digitais.


Homem de terno e gravata assinando documento em uma mesa, com um notebook aberto à sua frente. Sobreposto a ele, um mapa-múndi em azul e um ícone com o texto AI ao centro e rodeado por outros representando dados, tecnologia, finanças, inovação, etc.

IA acelerando decisões e resultados 


A Inteligência Artificial está transformando empresas em vetores de produtividade com tomadas de decisão mais assertivas. A pesquisa da PwC, citada anteriormente, revela que 73% dos investidores esperam que as empresas escalem soluções de IA nos próximos anos, com impactos financeiros diretos e expressivos


Sabe por quê? Os ganhos proporcionados pela IA estão transformando a maneira como as empresas operam. Desde a eficiência operacional até o aumento de receita, suas aplicações são diversas e poderosas. 


Por exemplo, soluções baseadas em IA otimizam cadeias de suprimentos, automatizam processos e preveem demandas. A Amazon é um caso de destaque, utilizando essa nova tecnologia para reduzir desperdícios e melhorar a experiência do cliente.


Além disso, a IA permite simulações preditivas com alta precisão, ajudando líderes a antecipar mudanças no mercado e a ajustar táticas de forma proativa. Inclusive, tecnologias de IA generativa, como criação de conteúdos personalizados e aceleração no desenvolvimento de produtos, já estão simplificando o atendimento ao cliente e impulsionando a inovação.


Estima-se, segundo a McKinsey, que a IA generativa poderá adicionar entre US$ 2,6 trilhões e US$ 4,4 trilhões anuais em áreas como atendimento ao cliente, marketing e P&D. Entre os setores mais beneficiados, destaca-se o bancário, com potencial de ganhos de até US$ 340 bilhões ao ano.


Dica AP: implemente IA com foco em governança e proteção de dados. Isso potencializa a maximização de ganhos financeiros e aumenta sua capacidade de capturar oportunidades futuras antes da concorrência.


Vista de cima de um grupo de pessoas trabalhando conjuntamente ao redor de uma mesa de madeira, com xícaras de café, notebook, canetas, lápis e vários post-its de cores diversas com anotações dentro. 

Tendências do momento 


Como você pode ver, as soluções de IA e redes digitais estão transformando profundamente os modelos de negócios. Mas qual o impacto prático disso para líderes que precisam impulsionar resultados?


Abaixo, destacamos três tendências-chave que estão moldando as prioridades das empresas e criando vantagens competitivas:


  • Integração de ecossistemas digitais Marketplaces e plataformas digitais conectam fornecedores, parceiros e consumidores de forma integrada, permitindo maior visibilidade, agilidade operacional.  Essa integração facilita a monetização de novas oportunidades, acelera o lançamento de produtos e aprimora a capacidade de resposta às demandas do mercado, consolidando uma posição de liderança.

    Um ótimo exemplo além da Amazon Business é o programa Parceiro Magalu que permite que pequenos e médios varejistas vendam seus produtos online, utilizando ferramentas de gestão, logística e pagamentos integrados, ampliando sua visibilidade e eficiência operacional.


  • Personalização e experiência do cliente

    Soluções de IA permitem oferecer produtos sob medida, aumentando as taxas de conversão e fidelização. Empresas que implementam comunicações e ofertas customizadas observam engajamento aprimorado dos clientes e ciclos de venda mais ágeis, impactando diretamente o Retorno sobre Investimento (ROI).


    A Netflix ilustra claramente como a IA pode transformar a personalização em vantagem competitiva. Seus algoritmos analisam o comportamento dos usuários para oferecer recomendações personalizadas e capas dinâmicas, aumentando o engajamento e a fidelidade. Com 80% dos títulos assistidos sendo fruto dessas sugestões, a plataforma otimiza a experiência para os seus mais de 100 milhões de usuários e maximiza o retorno sobre o investimento.


  • Transformação de margens

    A automação de processos e a análise avançada de dados estão permitindo a eliminação de custos redundantes e ampliando margens operacionais. 


    No caso do Shell Box, aplicativo desenvolvido pela AP Digital Services em parceria com a Raízen, a integração de pagamentos móveis, programas de fidelidade e promoções personalizadas revolucionou a experiência do cliente. Com mais de 40 milhões de transações e 35 bilhões de litros de combustíveis processados, o aplicativo otimizou operações, reduzindo custos e ampliando a eficiência, ao mesmo tempo que fortaleceu a relação com os consumidores.


Para maximizar esses benefícios, a tecnologia sozinha não basta. É fundamental contar com um time capacitado e alinhado às estratégias digitais.


Força de trabalho e tecnologia para 2025


Para que a IA possa entregar todo o seu potencial, é essencial investir na capacitação. Como líder, você deve priorizar o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e digitais entre seus colaboradores. 


A mesma pesquisa da PwC, já mencionada, aponta que 74% dos investidores esperam que as empresas priorizem reskilling e upskilling, preparando seus times para enfrentar os desafios da transformação digital.


Mas como? Lideranças devem assumir um papel ativo na promoção de iniciativas importantes:


  • Desenvolver competências técnicas e digitais, com programas de treinamento específicos para IA e redes digitais.

  • Escalar projetos-piloto para validar o ROI e construir cases internos que inspirem a organização.

  • Adotar frameworks de agilidade organizacional, para que a empresa se adapte rapidamente às mudanças de mercado e tendências emergentes.


Ao alinhar pessoas, processos e tecnologia, cria-se um ambiente propício para organizações mais ágeis e resilientes e um fortalecimento da capacidade de capturar oportunidades e liderar no mercado.


Vista de cima de um grupo de pessoas diversas, com as mãos unidas ao centro e olhando para o alto.

Governança estratégica para resultados sólidos


É importante ressaltar, ainda, que os investidores esperam pragmatismo, velocidade e impacto mensurável. Nesse contexto, as redes digitais e a IA são soluções comprovadas para escalar eficiência, impulsionar receitas e consolidar vantagens competitivas. Porém, o verdadeiro diferencial está na capacidade da alta liderança em alinhar esses investimentos a uma governança estratégica robusta e focada em desenvolvimento e capacitação.


Afinal, com uma governança adequada, as empresas conseguem otimizar seus processos atuais, e também estabelecer uma base sólida para inovação sustentável a longo prazo, superando expectativas de investidores e consumidores em um mercado ultraexigente.


Você está pronto para liderar agora? 


A AP Digital Services pode ser sua parceira na estruturação e execução de soluções tecnológicas de alto impacto, garantindo resultados concretos e competitivos. Juntos, podemos integrar IA e redes digitais de forma escalável, eficiente e altamente rentável, posicionando sua empresa à frente do mercado.

Fale com a gente e dê o próximo passo para o futuro. 



Luciana Miranda







Profissional com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de produtos e inovação. Luciana atuou em grandes empresas, como CI&T, Coca-Cola Company e Accenture.

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